Bicicletas cada vez mais Hi-Tech

Posted on Jun 22 2012 - 10:01am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Equipamento esportivo: Bicicleta concept da Lexus

Um dos muitos meios de transporte que não poluem, as bicicletas são muito utilizadas em países como China e Holanda, e no Brasil a tendência não é diferente. Prova disso são os investimentos dos governos federais e municipais em parques e ciclovias, e embora os modelos tradicionais estejam em alta, são os hi-tech que tem roubado a cena, principalmente entre os adeptos do esporte conhecido por ciclismo.

Muitas marcas famosas de carro passaram a investir neste equipamento esportivo, como bikes de esportes e mesmo em concept bikes. A Audi é uma, tendo lançado um protótipo chamado e-bike Wörthersee. O exemplar, de desenho arrojado, é feito em fibra de carbono, pesa singelos 11 quilos – excluindo os componentes elétricos que a compõe – e é alimentado por baterias de íons de lítio (duas horas e 30 minutos são necessárias para carregá-las). Um dos seus diferenciais é que permite ao ciclista conectar seu aparelho smartphone ao computador de bordo da bike.

Equipamento esportivo: Bicicleta desenvolvida pela Audi

Bicicleta desenvolvida pela Audi

Bicicletas concept e high tech

Existem outras marcas famosas que se dedicam à fabricação de bicicletas para prática de esportes. A Simon, da empresa Cannondale, é ideal para quem deseja muito conforto. Isto porque, diferentemente das tradicionais suspensões de mountain bike, o modelo desenvolvido pela empresa tem garfo de suspensão totalmente computadorizado e com um amortecedor de choque elétrico inteligente: modifica, instantaneamente, a sua resistência, o que significa que se adapta aos mais diferentes tipos de terreno. Embora seja, por enquanto, um protótipo ao que tudo indica – segundo as palavras do fabricante –, algumas tecnologias presentes nela podem chegar em breve ao mercado mundial, principalmente nos Estados Unidos e nações europeias.

Quem realmente quer conforto não pode deixar de ver também a bicicleta desenvolvida pela Mini Cooper, a mesma marca que fabrica os tradicionais carros compactos ingleses. Com 11 quilos e oito marchas, surge como opção inclusive para quem quer economizar espaços: ela é toda dobrável.

Bicicleta da marca Simon

Bicicleta Simon

Equipamento esportivo: Bicicleta Mini Cooper

Bicicleta Mini Cooper

Bicicleta da marca Imperial Cycles

Bicicleta da Imperial Cycles