Hight tech: Escreva um e-mail com os olhos!

Posted on May 4 2012 - 8:48am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

tecnologia high tech: Interface de controle ocular

A tecnologia de rastreamento ocular Gaze desenvolvida pela empresa sueca Tobii para o Windows 8 da Microsoft, tem sido cada vez mais publicitada, levantando com isso alguma polêmica. Afinal, com tantos avanços na tecnologia, desde televisões e jogos 3d, a óculos que nos informam direções, o serviço dos transportes públicos e atendem chamadas telefônicas, não seria realmente de esperar que parasse por aqui.

Tecnologia: os olhos substituem o rato

High Tech: os olhos substituem o rato

Esta tecnologia verdadeiramente high tech consiste num interface preparado para o Windows 8, que pode mesmo ser tão revolucionário como o touchscreen. Ao invés de comunicarmos usando a linguagem do computador para o uso do mesmo, o computador é ensinado a ler a linguagem humana. Isto é conseguido com o uso de duas câmeras que detetam o movimento dos olhos, enquanto olhamos para a tela do nosso PC, permitindo navegar pelo ambiente de trabalho, aplicações e jogos, simplesmente pelo olhar.

A empresa que é pioneira neste projeto, apresentou esta nova tecnologia no Consumer Electronics Show (CES), e afirma que esta é uma tecnologia de alta precisão, independentemente do uso de óculos.

Tobii, interface de controlo ocular high tech, Gaze

Tobii, controlo ocular high tech

Aliada a outras tecnologias em desenvolvimento, como controle de voz, e touch screen, muitos acreditam que estamos chegando a um novo capitulo na era das comunicações. Um capitulo que muitos consideram perigoso, já que exige cada vez menos esforço da nossa parte para lidar com grande parte do nosso trabalho e vida social, ao mesmo tempo que nos tornamos mais dependentes da tecnologia.

Os computadores estão sendo ensinados a falar conosco, entender expressões e emoções, entender a decifrar o movimento dos nosso olhos entre outras coisas. Esperamos que no futuro tudo isso seja verdadeiramente para nosso benefício, mas muitos pensadores do nosso tempo têm sérias dúvidas. Veja o vídeo abaixo, ele está em inglês, mas já dá para ter uma ideia do que está para vir.

Tecnologia: Interfaces no Consumer Electronics Show (CES)

Interfaces no Consumer Electronics Show (CES)

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=3MoGzTdQnX8′]