Alfa Romeo: os rastros que marcaram sua história

Posted on Feb 29 2012 - 8:12pm by Alexandre Prado
Motor: Alfa Romeo SUV no fim de 2012

Alfa Romeo SUV no fim de 2012

Quem acompanha o universo automobilístico, certamente já se pegou hipnotizado olhando alguma foto de alguns dos charmosos modelos Alfa Romeo. Entretanto, quem conhecer a fundo a história dessa montadora, com certeza passará a enxergar um carro ainda mais valioso e de legado incomparável à sociedade industrial do século XX.
A Alfa Romeo foi fundada em 1907 por um aristocrata de Milão, Alexandre Durracq. Poucos anos depois, o nome da empresa foi alterado para ALFA – Anonima Lombarda Fabbrica Automobili e, em 1920, se tornou finalmente, Alfa Romeo.

Carros: Alfa Romeo Giulietta

Alfa Romeo Giulietta

A Alfa Romeo foi explorada abundantemente por ditadores italianos, que desviaram sua produção para fins bélicos. Na I Guerra Mundial, a produção da montadora ficou limitada à criação de tanques de guerra, munições e motores usados para ataque inimigo. Já na II Guerra, a Alfa Romeo foi usada como símbolo do nacionalismo italiano por Mussolini, que lançava mão das glórias da empresa para ressaltar a grandeza do povo italiano.
Mas a história dos carros Alfa Romeo não se resumem a questões bélicas. Considerado um dos carros mais sofisticados do mundo durante muitas décadas, os veículos da marca foram sempre associados a velocidade, em função da sua participação bem-sucedida em competições como Formula 1, Protótipos, Turismo e Super Turismo.

Atualmente, a marca pertence atualmente ao Grupo Fiat, o qual é responsável também por marcas de carros como Chrysler, Lancia e Iveco.

Carros: Alfa Romeo Giulia vermelho

Alfa Romeo Giulia vermelho

Carros: Alfa Romeo Giulia branco

Alfa Romeo Giulia branco